Deputados do PSD defendem o reconhecimento da especificidade da região do Oeste

Paulo Batista Santos e Conceição Pereira questionaram o Ministro da Economia.

Paulo Batista Santos e Maria da Conceição Pereira, deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria, questionaram o ministro da Economia e do Emprego sobre a anunciada reorganização da orgânica regional do turismo no território nacional continental, sinalizando a importância da atual entidade regional de turismo do Oeste (ERT do Oeste) na promoção da região como destino turístico com características ímpares a nível nacional e internacional.

Os parlamentares partilham da convicção do governo quanto à necessidade de reorganização das estruturas de promoção regional do Turismo, nomeadamente através da implementação de um modelo mais eficiente e orientado para os mercados internacionais.

Recorde-se que o atual quadro de entidades para o desenvolvimento do turismo regional, em vigor desde 2008, concretiza-se por onze entidades: cinco Entidades Regionais de Turismo (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve) e seis polos de desenvolvimento turístico (Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva).

Nesse contexto, os deputados do PSD afirmam que «passados apenas três anos de vigência é um fato que este modelo apresenta fortes debilidades, sobretudo no capítulo do financiamento das entidades regionais de turismo, fator essencial para o desenvolvimento dos seus objetivos de valorização turística e promoção dos recursos turísticos nacionais».

A confirmar essa necessidade, os parlamentares referem as notícias recentes que dão conta de graves dificuldades financeiras em várias entidades e polos turísticos, que por essa razão estão impedidas de cumprir a sua missão. Não obstante este cenário, «existem exceções que valorizam as atuais marcas turísticas regionais», acrescentam os deputados e dando como exemplo o polo de desenvolvimento turístico do Oeste.

Assim, os deputados sociais-democratas questionam o Governo sobre as condições da anunciada redefinição das entidades regionais de turismo, e se nesse novo modelo será considerado as especificidades da região turística do Oeste.

Comentários