Documento Verde da Reforma da Administração Local

Meus Caros, gostava de recolher aqui no Blog as vossas reflexões sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local

Comentários

  1. Olhei ontem, pela primeira vez, para o dito documento verde. Depois de listar as características principais das nossas freguesias caldenses, fiz uma rápida análise, de onde tirei meia dúzia de conclusões: Santo Onofre não tem condições de continuar sozinha, sendo o mais certo a fusão com a N.ª Sr.ª do Pópulo. Todas as freguesias semi-urbanas, deverão ter 5000 habitantes como mínimo, o que faz com que nenhuma das caldenses se mantenha como está. Tornada terá que se unir com Salir do Porto e Serra do Bouro, ou em alternativa, com Salir de Matos. Mas a Foz do Arelho e o Nadadouro juntas não atingem o número mínimo de habitantes, mesmo que agrupadas com Serra do Bouro e Salir do Porto...... Vai ser complicado! Julgo que apenas Santa Catarina e Alvorninha reúnem condições para se manterem tal e qual como estão, a primeira como AMU, com 3000 hab mínimo e a segunda como APR, com mínimo de 1000 hab. Agora pergunto, será correcto considerar as sedes de freguesia que são Vila como AMU?

    ResponderEliminar
  2. O Documento Verde da Reforma da Administração Local, abre a porta à redução de Municípos, não deveria haver mais coragem neste momento e agregar freguesias independentemente de serem do mesmo concelho?? É que existem algumas freguesias pelo País fora que se confundem entre elas, apesar de em alguns casos pertencerem a concelhos diferentes. O grau de dificuldade é maior mas estamos perante uma oportunidade única de reorganizar o território, não a podemos desperdiçar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário